Sueli Lucchi Di Leo

Poesia Waka do Imperador Meiji Na Usui Reiki Ryoho Gakkai no Japão, mantém-se a tradição de, na prática da Hatsurei-Ho, cantar poesia Waka (A forma poética waka consiste em 5 sílabas na 1.ª linha, 7 na 2.ª, 5 na 3.ª , 7 na 4.ª e 7 sílabas na 5.ª linha.) do Imperador da época Meiji (entre 1868 e 1912). Os poemas são recitados, ou cantados, de uma forma muito específica. O cântico, a cedência e o ritmo ajudam a desenvolver uma consciência atenta e a purificar a mente para a Hatsurei-Ho. Os poemas citados por Mikao Usui são num total de 125.
POEMAS RECOMENDADOS POR MIKAO USUI
Os poemas escritos pelo imperador Meiji, denominados em japonês Gyosei, estão escritos na forma poética Waka. Um waka é um poema de cinco versos, cujo primeiro verso consta de cinco silabas, o segundo de sete, o terceiro de cinco e o quarto e quinto de sete cada um (5-7-5-7-7). No original estão escritos em japonês antigo.
Na tradução, naturalmente, não foi possível respeitar a quantidade tradicionalmente prescrita de silabas, convertendo-se em Waka às vezes num poema maior ou menor em versos. Cada poema tem um título. Mutsuhito – Imperador Meiji (1852-1912). Assumiu o trono em 1867, foi o 122º Imperador do Japão. No japão, a Usui Reiki Ryoho Gakkai, durante um encontro de Reiki, os praticantes mantêm a tradição de cantar a poesia Waka, como alimento espiritual. No início do Hatsurei-Ho (ensinado no Okuden), Gyosei é lido em voz alta para clarear os pensamentos ociosos. Gokai (5 princípios de Reiki) é lido três vezes em voz alta no final. Mutsuhito assumiu o trono em 1867. Jovem carismático, foi o 122º imperador do Japão.
O imperador Meiji não falava muito, mas escreveu cerca de 100 mil poesias Waka para se expressar. Esta poesia é conhecida como de grande relevância na literatura japonesa. O mestre Doi Hiroshi em relação ao imperador Mutsuhito, diz o seguinte: “O imperador era um grande sensitivo. A sua bondade era irradiada por todo o país, como o sol. Era tolerante e abundante como o oceano, a sua vontade era forte, a sua crença era cheia de amor e tão ampla quanto a terra”. O imperador Meiji, foi o primeiro a conceder títulos de posse das terras aos agricultores e instituiu a escola pública para todos os cidadãos japoneses. O já falecido presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt disse o seguinte: “O povo japonês deve ser feliz por ter tão grande imperador. O Japão progredirá e desenvolver-se-á com o imperador Meiji”.

