Sueli Lucchi Di Leo
Fonte mestre Hannah Krys - www.casadaenergia.com
Usui Reiki Ryoho Usui Reiki Ryoho Gakkai
Mikao Usui fundou essa Associação da qual foi o primeiro presidente e após sua morte essa
Associação deu continuidade até hoje. Esse pode ser considerado o grupo original do Reiki
e todas as outras escolas podem ser linhas descendentes dela. Provavelmente eles ainda mantêm
a mesma forma como Mikao Usui ensinou este método, mas as outras escolas mudaram alguma coisa.
Em teoria a Gakkai é pública, mas na realidade não é.
Modalidades de “Membros” da Usui Reiki Ryoho Gakkai:
A Gakkai possui dois planos para associação de membros:
1 - MEMBROS CERTIFICADOS: Os candidatos aos seminários de Reiki não podem ser estrangeiros nem terem praticado o Reiki Ocidental.
Se aprovados aprendem o nivel 1 (Shoden), e posteriormente são submetidos a uma prova aplicada por um dos 5 Shihans (Professores) existentes na Gakkai para saber se está preparado. Quando o aluno começa a aplicar o Reiki recebe o certificado do Shoden e talvez 10 anos depois ele receba o certificado do Okuden (nível 2) e nada mais, ou seja, não há a formação de Shihans.
2 - AMIGOS DA GAKKAI: Para essas reuniões é permitido que se participe e receba Reiju (palavra japonesa para sintonização/iniciação). O participante recebe Reiju junto com os membros certificados, através do Presidente da Associação e dos outros Shihans, mas não recebe treinamento nem ensinamentos de Reiki, apenas recebem Reijus.
Muitos membros da modalidade ‘"Amigos da Gakkai” pregam que receberam treinamento formal na Usui Reiki Ryoho Gakkai e que transmitem o ensinamento original de Mikao Usui, o que não corresponde a verdade, uma vez que não há formações de professores na Gakkai.
Hoje em dia, a Gakkai se mantém fechada entre seus membros e nenhum conhecimento entra ou sai dela.
Na sua vida com o Reiki, que foram só quatro anos de ensino, Usui iniciou mais de duas mil pessoas e se formaram quarenta escolas em todo território japonês, ou seja, quarenta círculos formados da Usui Reiki Ryoho Gakkai que após o seu falecimento começaram a diminuir.
Muitas das pessoas ligadas a Usui Reiki Ryoho Gakkai, principalmente aquelas que estavam no topo, faziam parte da Marinha Japonesa, não eram marinheiros e sim comandantes de postos da Marinha, capitães de grandes navios, ou seja, pessoas com muito poder e é exatamente por esse motivo que o governo japonês não interagiu contra eles. E dentro dos anos 20 e 30, enquanto todos os outros grupos foram praticamente dizimados a Associação de Mikao Usui florescia cada vez mais.
Veio então a Segunda Guerra Mundial e as pessoas ligadas a Associação Usui, exatamente pelo fato de pertencerem a Marinha, procuravam de alguma forma escondê-la, porque o governo pensava que esses grupos esotéricos poderiam ter algum contato com movimentos pacifistas. Aquilo que manteve a Associação emergente e viva vinte anos antes, começou a fazer com que essa Associação regredisse pelo mesmo motivo, e somente poucas escolas conseguiram se manter ativas após a guerra. Antes da guerra houve uma grande elevação no Reiki, um grande reconhecimento.
Durante a guerra quase que desapareceu e alguns recomeçaram a aparecer após a guerra e aí então o governo americano começou a estabelecer determinadas leis no Japão.
Nos anos cinqüenta muitos dos praticantes haviam morrido e a atividade de Reiki continuava a se tornar cada vez menor. No tempo de Usui os praticantes de Reiki eram pessoas mais velhas e muitas pessoas eram pessoas famosas e que estavam bem na sociedade fazendo alguma coisa por aqueles que não estavam tão bem, mas perto dos anos 50 a maior parte já tinha falecido. Ficaram no Japão somente pequenos círculos ainda sobrevivendo.
A Associação Usui não está muito ativa atualmente e nenhuma informação sai desta associação.
PRESIDENTES DA USUI REIKI RYOHO GAKKAI
Organização fundada por Mikao Usui em Abril de 1922
-
MIKAO USUI (1922 – 1926)
-
JUZABURO USHIDA (1926 -1935)
-
KANICHI TAKETOMI (1935 – 1960)
-
YOSHIHARU WATANABE (? – 1960)
-
HOUICHI WANAMI (? – 1975)
-
KIMIKO KOYAMA (1975 – 1999)
-
MASAKI KONDOH (1999 até hoje)
-
(atual presidente)