top of page

YASUKE – O 1º SAMURAI NEGRO


BUSHIDO REIKI O CAMINHO DO GUERREIRO REIKIANO


Yasuke também foi escolhido para ser o portador da espada de Oda Nobunaga (Senhor “Daimyô=Lorde das terras e guerras). É a maior menção honrosa por mérito e, significava durante o período Sengoku ser o portador da espada do próprio daimyô.


Não existia maior honraria para um bushi (homem “Samurai” militar) que carregar a espada de seu mestre. O mesmo sentimento é perceptível pelo Terapeuta “máster REIKI” quando em trabalho de cura “foco, força e fé”, com as lâminas como extensão das mãos Reikianas.


A história do 1º Homem negro “Samurai Militar” = Bu shi


Yasuke nasceu  no sec.XVI entre 1555 e 1566, de origem africana é provável que tenha sido um macua, “povo originário de Moçambique”. Mas há historiadores que acreditam que ele era da Angola ou da Etiópia. Na verdade, existem poucos registros históricos sobre a origem de Yasuke. Afinal, ele foi levado cativo de seu país natal e fora forçado a viver sob a condição de escravo.

Em 1579, uma comitiva de missionários portugueses chegou ao Japão. Junto com a tripulação havia um homem de pele preta, até então, desconhecido para os japoneses.


De acordo com a história, Yasuke era um homem de 1,82 metros de altura. Um padrão muito maior do que os japoneses daquela época que mediam aproximadamente 1,52 metros.

Além disso, sua força e condições físicas eram equivalentes a de 10 homens e isso impressionou ainda mais Nobunagao. (Daimyô ou o Senhor das terras). Porém, o que deixou o lorde, senhor, mais impressionado foi a cor da pele de Makua. Incrédulo e admirado, Nobunaga, senhor lorde, nunca tinha visto alguém com essa cor. Coisa comum naquela época, pois o Japão sempre foi hegemônico e por muito tempo fechado ao ocidente.


Durante o período Sengoku, (período que precedeu a chegada dos portugueses no Japão), muitos DAIMYÔS tinham um bom relacionamento com os europeus, especialmente por causa do comércio de materiais bélicos.


DAIMYÔS (Daimiô ou dáimio é um termo genérico que se refere a um poderoso senhor de terras no Japão pré-moderno, que governava a maior parte do país a partir de suas imensas propriedades de terra hereditárias. No termo, "dai" literalmente significa “grande” e "myō" vem de myōden, que significa "terra particular".


Naquela ocasião, o homem então escravizado, já tinha alguma noção de japonês e conseguiu ter um diálogo com o grande daimyo na medida do possível. Isso agradou e muito Oda Nobunaga.(lorde senhor das terras). Ao ver o homem de tez mais escura, pediu uma audiência com ele para os visitantes portugueses. A partir desse encontro o impensável aconteceu. Em pouco tempo esse misterioso homem passou a fazer parte da guarda pessoal de Oda Nobunaga. O daimiô Oda Nobunaga / Crédito: Wikimedia Commons um poderoso senhor feudal japonês do século XVI que ficou conhecido como o primeiro dos três unificadores do Japão.


Após servir como guarda pessoal do grande daimyô, Yasuke foi nomeado samurai no ano de 1581 e foi alocado no castelo de Azuchi. Oda Nobunaga convidou Yasuke para sua mesa de jantar. Um samurai ser convidado para a mesa de jantar de um daimyô era uma ocasião realmente rara, até mesmo para os samurais japoneses.E as honrarias não pararam por aí, Yasuke também foi escolhido para ser o portador da espada de Oda Nobunaga. É realmente difícil explicar o que significava durante o período Sengoku ser o portador da espada do próprio daimyo. Não existia maior honraria para um bushi do que carregar a espada de seu mestre. Não há registros históricos de outros samurais que tenham conseguido tamanha honraria de um senhor feudal tão importante como Oda Nobunaga.


Apesar da possibilidade de uma carreira militar promissora, uma traição que marcou a história japonesa destruiu esse futuro.

Em um período conturbado da história japonesa, Yasuke esteve ao lado de Nobunaga em batalhas decisivas para a unificação do país, e o africano logo ganhou fama como um gigante guerreiro indestrutível. Foram diversas as batalhas que os dois combateram juntos, conquistando praticamente o Japão todo, com a exceção de três clãs: Hojo, Chosokabe e Shimazu. E foi por meio desses três que a sua queda veio.


 Golpe e desaparecimento - Akechi Mitsuhide, general do daimyô Oda Nobunaga, planejou e realizou um golpe contra seu mestre enquanto ele estava hospedado em um hotel em Kyoto.

Sedento pelo poder, Mitsuhide, mandou um exército contra o atual líder e o trancou em um dos aposentos de seu castelo. Sem ter mais saída, decidiu cometer o suicídio ritual seppuku,( suicídio de uma forma muito dolorosa) ao ser derrotado por Mitsuhide, com Yasuke ao seu lado. Antes de morrer, mantendo a honra Samurai, Nobunaga pediu que seu leal guerreiro levasse a sua cabeça e espada para seu filho.


Yasuke assim o fez, levou a cabeça e a espada de Oda Nobunaga juntando-se ao herdeiro Nobunaga, no castelo de Azuchi para servir o filho de seu falecido senhor.

Porém, o filho de Nobunaga também cometeu seppuku (suicídio de uma forma muito dolorosa)ao ser derrotado por Mitsuhide. Consta a história que Yasuke lutou feroz e lealmente defendendo o castelo de seu mestre das forças traidoras e inimigas.

O africano, criado em costumes ocidentais, decidiu não se suicidar. Yasuke lutou novamente bravamente até o último momento. Ao perceber que a batalha estava perdida, ofereceu sua katana (é uma tradicional espada japonesa que foi usada pelos samurais do Japão antigo e feudal) ao vencedor como de costume. Foi mandado para o exílio.Porém, como Yasuke não era japonês, sua vida foi poupada. Mitsuhide o desprezou por não ter visto valor nele e o tratou como um animal.


Depois da queda da família de seus senhores, ele desapareceu da história japonesa.

Desde então, pouco se sabe do destino e da sorte do samurai Yasuke.

Além disso, alguns historiadores acreditam que ele tenha voltado para os jesuítas que se alegraram ao ver seu antigo escravo com vida, mas não existem evidências concretas.


Fonte: Portal Coisa do Japão

Cultura japonesa 7: A Era Meiji: os samurais assumiram o papel central na revolução que

sacudiu o Japão feudalm, de Masayuki Fukasawa, Masaomi Ise e Yoshiyasu Irimajiri (2018) - https://amzn.to/33ArpOi

Samurai, de Shusako Endo (2017) - https://amzn.to/2BnhJKV

Sueli Lucchi Di Leo

Bacharel em Ciências contábeis. Turma de 1980- Faculdade S.Judas

Mestra instrutora e facilitadora de cursos livres de capacitação profissional - Numerologia Pitagórica, Quântica e Cármica. Reiki Usui. Bushido Reiki e Karuna Ki.

Escritora. Livros Editados; Numerologia Cármica, Numerologia Quântica avançado - Fragmentos do carma.

Bushido Reiki - O caminho do Guerreiro Reikiano.


A cura Karuna Ki - O amor que liberta.

Regulamentação profissional - Terapeuta Holística por classificação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TERAPEUTAS HOLÍSTICOS = ABRATH-BR Nº 0833

Terapeuta Internacional "Reikiana" - ITR nª 10716 International Therapist Registry


Site: suelilucchidileo.com

E-mail: suelilucchi@gmail.com

Facebook: facebook.com/sueli.lucchi.3

Instagram: @suelilucchidileo

Youtube: Sueli Lucchi de Leo

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page